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Pegadinhas mecânicas

Hora de trocar o óleo? Descubra a forma certa de conferir esta e outras informações mecânicas

Sempre que paramos para abastecer, é bom pedir para verificar o óleo, a água e a calibragem dos pneus. A verdade é que, apesar disso, poucas são as mulheres que entendem os reais motivos dessa checagem e acabam caindo em avaliações um tanto quanto equivocadas. Fique atenta!
Essa tal troca de óleo:
Você recebe a notícia de que o óleo do seu carro precisa ser trocado por estar baixo. Preste atenção! Preferencialmente, o nível do óleo do motor só deve ser verificado com o carro desligado e frio, no mínimo, cerca de cinco minutos depois de o motor estar parado. Esperar este tempo parece besteira, mas faz com que o óleo que ainda circula no motor seja depositado no recipiente onde está localizada a vareta de medição. Dessa forma, o nível sempre estará abaixo do recomendado.
Para lembrar: na vareta medidora existem duas marcas que indicam o nível máximo e mínimo de óleo, respectivamente. O nível correto está entre as duas marcas. Caso precise fazer a troca, utilize sempre o especificado no manual do veículo, ou passe em um Lubrax +.
Calibragem dos pneus:
Se os pneus estiverem muito murchos, seu veículo pode perder estabilidade, gastar mais combustível e o jogo de pneus terá vida útil reduzida. Calibrar os pneus de forma adequada é importante. Não se esqueça do estepe! Todo manual do veículo tem a indicação de pressão correta, além da porta do motorista ou do passageiro, além da tampa do combustível.Verifique se o posto de sua confiança faz a aferição do aparelho com regularidade, caso contrário, você pode estar colocando a pressão errada nos pneus do seu carro.
Para lembrar: o mais recomendado é que se faça a calibragem dos pneus quando estão ainda frios, preferencialmente,
com menos de três quilômetros rodados ou parado por cerca de uma hora, no momento da calibragem. O que acontece é que, quando rodamos muito, o ar dentro do pneu esquenta e se expande, aumentando a pressão interna. Caso os pneus estejam com temperatura maior, deve-se lembrar de acrescentar duas libras além do indicado ao calibrá-los. Dessa forma, com o carro parado e, com os pneus frios, ele fica com a calibragem ideal.
A água do motor:
A água é usada para resfriar o motor do veículo. Se ficar sem água, a temperatura do carro sobe e, consequentemente, o motor ferve e começa a fundir. Quando levantamos a tampa do motor logo vemos o reservatório de água, de plástico transparente, que em geral se encontra do lado oposto do radiador. Ele tem duas marcas (”mínimo” e “máximo” ou simplesmente duas setas) e o nível de água deve estar entre elas ou próximo do máximo, nunca acima deste ou abaixo do mínimo. Verifique o nível de água no reservatório uma vez por semana, com o carro frio, e fique sempre de olho no marcador de temperatura da água no painel do veículo.
Para lembrar: se o nível da água estiver muito baixo, complete o nível com água e aditivo na proporção indicada pelo fabricante. Só complete apenas com água em situações de emergência. Se a proporção ficar abaixo da ideal, o radiador pode ter corrosão e vazamentos. Em caso de superaquecimento, espere que o motor esfrie e adicione água, aos poucos, no reservatório de plástico. Em seguida, ligue o carro e espere a água circular no reservatório e adicione mais, até o nível correto.
Se o motor estiver frio, é possível checar o nível de água com o veículo desligado. Caso contrário, é necessário mantê-lo ligado para fazer circular a água fria com a que está no reservatório.
Fique atenta!
Postagem do site Bolsa de Mulher em 11 de fevereiro de 2011 | 19:36
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