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Qual marcha deve ser utilizada?

Autor: Mulher ao Volante


Essa dúvida foi enviada por Cátia Emiliana Paes, de Itajubá, MG.


Tenho dúvidas com relação à redução de marchas... Em uma rodovia, quando devo reduzir da 4ª para a 3ª? E na cidade, da 3ª para a 2ª? Como proceder nas reduções para o carro não dar "tranco"?

Cátia, resolvemos discorrer um pouco mais sobre a troca de marchas, pois saber o momento certo de reduzi-las, ou aumentá-las, vem com a experiência na direção e depende de vários fatores, como, por exemplo, a potência do motor do veículo, os aclives e declives da via e o peso que o veículo está carregando.



Quando você sentir que o motor está "preso", é hora de aumentar, quando sentir que o motor está "sem força", é hora de reduzir. O motor do veículo sempre tem que responder imediatamente à aceleração ou redução. Se você está ganhando velocidade e sente que o motor "chegou no limite", aumente a marcha. Se você está reduzindo a velocidade, dá uma acelerada e o motor não responde imediatamente, é o momento de reduzir.


Se você está descendo e a pista apresenta acentuado declive, reduza a marcha para que o carro não ganhe velocidade excessiva. O nome desse recurso é "freio-motor". Diminui o desgaste das pastilhas dos freios.


O "tranco" ao qual você se referiu decorre da redução ser feita antes da hora, ou seja, se o veículo ainda tinha potência para que o motor girasse com a marcha em que trafegava, não era chegado o momento de reduzi-la. Saber evitá-lo preserva o motor.


Se o seu veículo tem instrumento marcador de rotações (conta-giros), essa tarefa é facilitada, pois basta observar se o giro do motor se aproxima da faixa vermelha, o que significa estar trabalhando em um ritmo forçado, portanto é hora de aumentar a marcha. Se não tiver conta-giros, observe se no velocímetro existem marcações que servem como referência da marcha a ser utilizada.


O resultado de saber trocar a marcha na hora certa é sentido na economia de combustível, portanto evite também esticá-las demais, levando a rotação do motor até o limite de cada uma. O ideal é andar na estrada sempre que possível em 5ª marcha e na cidade em 3ª ou 4ª, pois são as marchas mais econômicas para cada via, isso considerando que o veículo esteja andando próximo das velocidades máximas permitidas.


Enfim, respondendo objetivamente à sua dúvida, na estrada, sempre que você for realizar uma ultrapassagem e tiver que reduzir a velocidade em que estiver trafegando, reduza para a marcha imediatamente inferior a que você estiver utilizando, para iniciá-la com "motor cheio", pois dessa forma o veículo responderá mais rápido. Na cidade, reduza a marcha para a imediatemente inferior sempre que o veículo perder velocidade e você quiser mantê-la.


Vale um alerta sobre as ultrapassagens em que você venha em uma velocidade muito superior a do veículo a ser ultrapassado e não necessite reduzi-la. Dê algumas piscadas nos faróis para o outro motorista perceber a sua presença.


Obviamente, essas dicas só valem para os veículos com câmbio manual, pois os automáticos fazem a leitura do momento certo da troca sozinhos. É justamente por esse motivo que geralmente os veículos com câmbio automático costumam consumir mais combustível do que os veículos com câmbio manual bem utilizado, pois nesses, o motorista antecipa a troca.

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